Post: Congresso 20 Anos Empresas Familiares 4.0

Congresso 20 Anos Empresas Familiares 4.0

Fique a par de tudo o que aconteceu

Inovação e disrupção assumem o papel principal nas Empresas Familiares

A Associação das Empresas Familiares celebrou os 20 anos de actividade com a realização do Congresso “As Empresas Familiares 4.0” no passado dia 30 de Novembro no Campus da NOVA SBE em Carcavelos.

Na noite que antecedeu o congresso realizou-se o Jantar de Gala, no Forte de São Julião da Barra em Oeiras. Um evento que juntou associados de todo o país, em que as famílias trocam ideias e conhecimentos sobre temas de interesse comum. No final do jantar aconteceu a cerimónia de entrega do Prémio Empresa Familiar do Ano 2018, a Sogepoc – Sociedade Gestora De Participações Sociais, S.A, a empresa distinguida.

O Congresso As Empresas Familiares 4.0 teve lugar no dia seguinte e, ao logo do dia, levou cerca de 180 participantes ao recém estreado anfiteatro da NOVA SBE em Carcavelos. Peter Villax, Presidente da Associação das Empresas Familiares, deu as boas vindas aos participantes e realizou o enquadramento dos oradores e do que iria acontecer no congresso.

De seguida, o Presidente da NOVA SBE, Pedro Santa Clara, como anfitrião do evento mencionou da necessidade de preparara também os alunos para a realidade das Empresas Familiares. O Professor Joachim Schwass, Professor Emeritus de Empresas Familiares do IMD Business School (Suíça) e fundador do IMD Global Family Business Center falou da dinâmica da organização das Empresas Familiares, das gerações, dos proprietários e da importância do planeamento da sucessão.

O painel seguinte foi dedicado à inovação e da sua importância nos na sociedade e na realidade mundial actual. O Professor Nadim Habib fez as honras da casa moderando as intervenções e os oradores, António Rios Amorim (Corticeira Amorim), Paulo Pereira da Silva (Renova) e Frederico Costa (Google) falaram dos casos específicos de inovação vividas nas empresas que representam o que tornou a conversa muito motivante para os participantes que ouviam casos concretos que também podem servir para as suas empresas.

Depois de almoço, o primeiro painel foi dedicado à forma como as Empresas Familiares podem liderar na Europa tirando partido da sua forte representatividade. Moderou Pedro Santa Clara e falaram da sua vasta experiência no meio europeu: Peter Villax, Udo Vetter e José Salgado.

A inovação nas Empresas Familiares esteve presente novamente no final do congresso, desta com a atribuição de uma nova distinção, a Empresa Familiar mais inovadora. A GL Sonatural foi a empresa escolhida para receber a primeira edição deste prémio pela inovação que desenvolveu para os seus produtos, que hoje em dia são precisamente a sua mais-valia nos vários mercados em que actua.

Partilhe este destaque

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter