Quem somos

“A Associação existe para ajudar a Empresa Familiar a melhorar a sua gestão, a alargar o seu universo de conhecimentos e a prepará-la para a única coisa que hoje é certa – a mudança”

Somos uma Associação

Sem fins lucrativos de âmbito nacional e transversal a todos os sectores de actividade.

Todos os nossos membros são Presidentes, Administradores e membros dos Conselhos de Administração das Empresas Familiares (EFs) das quais são proprietários.

Leia Mais

Mensagem do Presidente

Ainda se associa a gestão das EFs a um modelo antiquado, esquecendo-se que a esmagadora maioria das empresas começam a sua existência dessa maneira. A nossa missão é muito simples: contribuir para que as empresas familiares pequenas de hoje, possam transformar-se na Heineken, na Peugeot ou no Jerónimo Martins de amanhã.

Leia Mais

Os Órgãos Sociais da Associação são compostos pela Direcção, a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Superior e o Conselho Fiscal. Todos os elementos pertencem a empresas familiares. Veja aqui a última revisão dos Estatutos datada da Assembleia Geral de 11 de Março de 2008…

Veja aqui a última revisão dos Estatutos datada da Assembleia Geral de 11 de Março de 2008.

EF em Portugal

Como se caracterizam

São Empresas Familiares aquelas em que uma Família detém o controlo, pode nomear a gestão e alguns dos seus membros participam e trabalham na empresa. 

Embora não existam estatísticas precisas, estima-se que mais de 70% de todas as empresas tenham uma estrutura e uma propriedade familiar. Assim, o envolvimento da Associação das Empresas Familiares no Grupo de Peritos que a Comissão da UE formou para a aconselhar sobre EFs incidirá exclusivamente sobre aspectos únicos e diferenciadores em relação a outras categorizações de empresas, como as PMEs.